Nos próximos dias 13, 14 e 15 de março seis alunos irão representar a Escola Secundária de Tomaz Pelayo no I Fórum Inter-Regional do Parlamento Europeu dos Jovens em Guimarães.
A atividade, organizada pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens, contará com a presença de cerca de 90 participantes provenientes quer do território nacional, quer dos vários cantos da Europa.
Os alunos irão integrar diferentes grupos de trabalho onde debaterão e procurarão dar resposta, através da elaboração de uma moção, a problemas prementes no âmbito da União Europeia.
O evento culmina com uma Assembleia Geral no último dia, no Paço dos Duques de Bragança.
O Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ/EYP) é uma organização não-governamental independente, sem fins lucrativos, sem filiação partidária e com objetivos na área da educação.
A organização foi fundada em 1987 em Fontainebleau, França, sendo desde 2004 gerida pela fundação alemã Schwarzkopf Foundation, sediada em Berlim. Em Portugal, a entidade responsável pelo projeto é a Associação Portuguesa – P.E.J (APPEJ), fundada em 1999.
O principal objetivo do Parlamento Europeu dos Jovens é promover o desenvolvimento cívico e cultural dos jovens Europeus e a interação e o diálogo interculturais envolvendo-os no pensamento político Europeu.
Alunos participantes: 2 alunos das turmas do 12ºA3 e 12ºA3; 1 aluno das turmas 11º A2 e 11ºF1.
Escolas participantes: Escola Secundária dos Carvalhos, Escola Secundária de Marco de Canaveses, Escola Secundária de Rio Tinto, Escola Secundária de Tomaz Pelayo, Escola Secundária João da Silva Correia e Instituto Nun’Álvares.