Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo assinala o dia de Consciencialização para o Autismo respondendo ao desafio da Federação Portuguesa de Autismo. No passado dia 18 de março, o Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo dinamizou, pelas 10h da manhã, em todos os estabelecimentos de ensino, do agrupamento, um flashmob, com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo por este ser o dia convencionado pela Assembleia Geral das Nações Unidas desde 2008, como o dia internacional do Autismo.
A música escolhida pelos alunos e alunas faz apelo à problemática do autismo, e foi a banda sonora de uma conhecida novela já passada nos meios televisivos, a coreografia foi criada e ensaiada por alunas do 11º ano que divulgaram no youtube durante uma semana, tendo o vídeo mais de 1000 visualizações até à data do evento.
O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais; na investigação atual consideram-se os indivíduos com autismo excelentes amigos, às vezes demasiado diretos, mas verdadeiros; às vezes meio “desengonçados” fisicamente, mas com particularidades intelectuais muito específicas e incomparáveis. O autista não gosta de confusão, prefere um ambiente seguro e previsível.
O Agrupamento Tomaz Pelayo tenta assim e desta forma, sensibilizar toda a população para uma causa tão nobre, a inclusão, de todos num mundo que é de todos e de todas porque é pelo sonho que vamos.